A aventura do menino José começa aos 12 anos, quando sai da Espanha, deixando para trás pais e irmãos e aqui desembarcava em fevereiro de 1923.
Era segunda-feira de carnaval e o menino, que já conhecia as carências de uma guerra, se encanta com tanta festa. Pensou ter chegado ao paraíso.
Depois daquela primeira impressão, os dias seriam duros, muito trabalho, muita saudade, as vezes até arrependimento, mas ele não podia fraquejar, tinha um sonho e haveria de realizá-lo. “Só voltarei a Espanha com dinheiro no bolso”, pensava o menino.
Dias, meses e anos de muita luta até que, aos dezenove anos, sua 1ª conquista, vai à Espanha rever sua família.
Volta ao Brasil e segue seu trabalho como gerente de conceituadas casas comerciais da época.
Em 1942 surge a oportunidade - comprar A Cubana - enfim, seu próprio negócio. Convida então para sócios seus três irmãos: Cândido, Arturo e Albino, que anos depois dele, aqui chegaram seguindo seus passos.
Alguns anos mais tarde vai a Espanha e encontra a bela Marina, com quem se casa e volta ao Brasil, para aqui contituir sua família. Desta união nascem quatro filhos.
Em 1983, depois que seus irmãos se retiram, ele segue com seu filho Luiz e depois seus netos Marcos, Alexandre e Fernanda aquele sonho que aqui continuamos.
É para você, José Bouzas Miguez, pai, avô e bisavô, incansável batalhador, que viveu para o trabalho e para sua família, todas as horas alegres e tristes de sua vida, sempre uma rocha, sempre um farol, que dedicamos esta homenagem.